Memória e história, elos formados pelo encontro do presente com o passado

Os acontecimentos e as lembranças reunidos pela REDE DE HISTÓRIAS com a ajuda de seus participantes, desde abril de 2012, encontram-se agora formalizados na exposição BDMG MEMÓRIA VIVA em instalações audiovisuais que espacializam e expandem essa história. Conheça aqui cada uma delas:
 
TESTEMUNHOS
Este ambiente da exposição enfatiza, mais uma vez, a dinâmica do tempo presente. Um vasto conjunto de depoimentos e entrevistas estão distribuídos em cinco totens: Presente-futuro, História, Colaboradores, Clientes e parceiros e BDMG Cultural. A memória se revela em uma polifonia de visões e experiências.
 
TECIDO DA MEMÓRIA

O Tecido da Memória reproduz a história dos 50 anos do BDMG por meio de uma linha do tempo audiovisual, composta por telas e elementos gráficos.
 
A composição dá destaque a eventos marcantes de cada década e mostra ao público as muitas realizações que contaram com o BDMG para se concretizarem.
 
REDE DE HISTÓRIAS

Um monitor com acesso à REDE DE HISTÓRIAS, em que o visitante pode postar depoimentos e observações via internet, participando, assim, ativamente, da construção da memória do BDMG. Neste ambiente existe uma linha do tempo interativa, composta a partir de contribuições dos integrantes da REDE. A linha do tempo também está disponível online, acesse aqui.
 
PANORAMA DO FUTURO
Na instalação Panorama do Futuro, múltiplas combinações de imagens em movimento, fotografias, animações, textos e grafismos dão visibilidade às ações mais recentes do BDMG e aos seus projetos do presente e futuros.
 
MEMÓRIA DO COTIDIANO

Em uma mesa estão dispostos objetos e documentos históricos do BDMG.
 
O resgate da memória envolvendo os 50 anos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais teve como ponto de partida a criação da REDE DE HISTÓRIAS. Mas, antes de ativar esse espaço interativo, no entanto, foi preciso recuperar registros de grandes momentos vivenciados e proporcionados pelo BDMG, incluindo projetos relevantes para as diferentes regiões de Minas Gerais, o Estado como um todo e o País. Entre as ações, houve o levantamento de dados nos arquivos do BDMG, no qual foi possível organizar as informações e qualificá-las em função dos processos de significação dos dias atuais. Fotos, vídeos e documentos foram compartilhados, conformando esta vasta REDE.
 
O memorial foi também enriquecido com a coleta de depoimentos de diferentes pessoas, por meio de uma cabine instalada no BDMG. Os relatos revelaram vivacidade, relacionamentos que ultrapassam as rotinas de trabalho e, acima de tudo, uma instituição preocupada em proporcionar o bem-estar e estimular a amizade entre funcionários e parceiros.
 
Durante esse período, pessoas de destaque na trajetória do BDMG concederam entrevistas sobre variados temas e segmentos, nos quais o Banco atuou em suas cinco décadas de trabalho.
 
Visite o espaço BDMG MEMÓRIA VIVA e acompanhe essa trajetória.

 

17/09/2012 08:17
Texto
BDMG Cultural, Rede de Histórias, memória, futuro, linha do tempo

COMENTÁRIOS (0)


Esta postagem ainda não possui comentários.
Conteúdo enviado por:
Postado em:
17/09/2012

MIDIATECA (319)

MINHA REDE (0)

BDMG ainda não possui usuários em sua rede.

Atenção:

*
Informe uma ou mais mídias que seu comentário contém
*
Para o upload de vídeos sugerimos que seus arquivos sejam carregados em canais como youtube ou vimeo e que você cole os códigos embed no campo abaixo. O upload diretamente em nossa ferramenta é permitido para arquivos nos formatos .flv e .mp4, com tamanho até 60 mb, por meio do ícone .  Para inserir fotos utilize o ícone   e para áudios .


  Tags separadas por vírgula.

Ex: história, acervo, economia

 
Clique no icone para anexar documentos como pdfs e planilhas.